domingo, 13 de novembro de 2011

A Fotografia no Segundo Reinado e A expansão Cafeeira
 
Turma: 7ª C
Carga horária: 150 minutos(Duas aulas +avaliação)



Ministrantes:  Allane Cruz da Silva Gonçalves e Irlana Manuela Santana Cruz
Conteúdo: 
A importância da fotografia no segundo reinado, a expansão cafeeira, e como o café se transformou no maior produto de exportação brasileiro, mostrar os fatores que impulsionaram o cultivo do café no Brasil, suas conseqüências e as transformações ocorridas na sociedade, na política e na economia da época. 
Habilidades:
Compreender a importância da fotografia para o ensino de história, seu uso no segundo reinado e como atualmente. Relatar as causas e conseqüências da expansão do café no reinado de D. Pedro II e Identificar as regiões que foram as maiores exportadoras de café no Brasil e sua importância para o cenário político brasileiro.
Competências: Apresentar os cartazes confeccionados na aula anterior proposto aos alunos e explicar sobre a importância da fotografia no segundo reinado, explicar a expansão do café e a importância da exportação no cenário econômico, político e social brasileiro e dotar o aluno de uma visão crítica sobre a importância da fotografia para o ensino de História e seu papel como fonte documental.
Metodologia: Aula expositiva oral, uso de cartazes com iconografia de D. Pedro II e o cotidiano da corte, quadro branco, pincel.
Avaliação: Descrever o desenvolvimento do aluno durante a aula bem como o seu desempenho durante as atividades desenvolvidas (avaliando a sala como um todo).
Texto de Apoio

A Fotografia no segundo reinado








D.Pedro II em diferentes representações
Google imagens
       A fotografia é uma fonte importante para documentar a história e é chamada de icnografia. Antigamente os fotógrafos além de fazer retratos dos políticos ou personalidades da época ainda registravam o cotidiano das cidades.
 
    Nessa época ter uma câmera fotográfica era um luxo digno de poucos.
D. Pedro II tinha uma e gostava de tirar fotos das pessoas que estavam ao seu redor.    Hoje as técnicas fotográficas e o tamanho das câmeras é bem diferente daquela época e estão até embutidas em celulares. As fotos também passaram de preto e branco para as coloridas e as correções faz com que os defeitos sejam corrigidos com a maior facilidade. Podemos a partir da análise de fotos perceber como a tecnologia expandiu o uso das câmeras e popularizou o seu uso.

A expansão Cafeeira

Escravos nas lavouras de Café
www.portalsaofranciscco.com
           A origem do café remonta o séc. III na África, mas sua difusão foi a partir do séc. VI pelos árabes.
Por possuir propriedades estimulantes e revigorantes o café passa a ser consumido na Europa no século XVII. Por conta dessa demanda no consumo o café sai dos limites do mundo árabe e é levado para a Ásia e América.
No Brasil as primeiras mudas vieram no séc. XVIII vindas das Guianas Francesa e de Goa na Índia.
O que levou o Brasil a se tornar o maior exportador do produto foi a crise econômica e política pela qual sofria o Haiti que era anteriormente seu maior exportador, essa crise provocou uma alta de preços no produto no final do séc. XVIII o que passou a ser um dos fatores para o Brasil entrar nesse mercado. Além desse a queda na exportação do açúcar e o clima favorável foi o que estimulou o cultivo em terras brasileiras. Até o séc. XIX o cultivo no território era através de mão escravas, mas com a falta de técnicas e maior exportação essa mão de obra é transferida para imigrantes que vêm para o território fugindo da crise que passa a Europa após a guerra e a fome. Com o aumento das exportações o centro econômico do país que era primeiramente no nordeste por causa do cultivo do açúcar passa para a região sudeste, mas precisamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, seus maiores produtores.
O café passa por três fases de expansão durante seu cultivo a saber:

- Implantação no Rio de Janeiro, e expandindo-se a parte paulista do Vale do Paraíba;
- Expansão para o oeste paulista principalmente na região de Campinas e Jundiaí;
- Expansão mais pro interior de São Paulo por conta de um solo mais fértil conhecido como terra roxa.
  
    Com o crescimento da cafeicultura foi preciso construir milhares de quilômetros de estradas de ferro para o escoamento da produção e o transporte para os Portos. Com a expansão do cultivo do café surgiu uma elite cafeeira que assumiu um importante papel no quadro político do Segundo Reinado, pois pressionavam as autoridades públicas para subsidiar a construção de ferrovias, e por uma reforma bancária com a pressão dos fazendeiros para que houvesse um apoio para concessão de crédito rural e a partir do engrandecimento dessa elite títulos de nobreza foi distribuídos daí os fazendeiros dessa época ser chamados de “Barões do Café”.
     Esse grupo a partir daí vai ser muito importante no cenário tanto econômico como político brasileiro pois suas ideologias mudarão o regime político do nosso País. Mas essa é outra História que vocês verão no próximo ano com o Brasil República.

Estudo Dirigido:

1) O que levou o Brasil a se tornar o maior exportador do Café?
2) Qual a origem do café?
3) Qual a importância da fotografia no segundo reinado?
Bibliografia:
COTRIM, Gilberto – História e Consciência do Brasil, 7ª série, 1ª edição, 1991, editora saraiva.
REIS, Anderson Roberti dos; MOLOOKA, Débora Yumi – Para viver junto: História 8º ano: ensino fundamental, 1ª edição. Ver. São Paulo, edições SM, 2009 – Para Viver Juntos.



COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES




Aluno(a):
Turma: Turno:

Nota:__________ Estudo dirigido:__________Resumo:__________Painel:________


PROFESSORAS: ALLANE CRUZ, IRLANA MANUELA, JÉSSICA MONIQUE





AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA




01) Explique os motivos que levaram à transferência da família real para o Brasil


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





02) Marque um X na alternativa correta. Quem foi o líder da Revolta dos Farrapos





a) ( )Dom João VI


b) ( )Bento Gonçalves


c) ( )Dom Pedro





03) Em qual contexto histórico ocorreu o Período Regencial:





a) Quando D. Pedro I abdicou do Império Brasileiro, e o Príncipe Herdeiro tinha apenas cinco anos.


b) Quando foi criada a Guarda nacional


c) Quando foi criado o ato adicional





04) Por que foi criada a Regência Trina Provisória


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





05) Sobre a Independência do Brasil responda com (V) se a afirmativa for verdadeira e (F) de a afirmativa for falsa





a) ( ) Vitoriosa em Portugal, a Revolução Liberal foi, em geral, bem recebida no Brasil apoiada tanto pelos portugueses quanto pelos brasileiros.
b) ( ) D. João VI embarcou rumo a Portugal em 26 de abril de 1821 não sem antes criar uma regência para seu filho D. Pedro II para que governasse o Brasil.
c) ( ) O primeiro ato de desobediência da regência diante do governo de Portugal ficou conhecido como o dia do Fico.
d) ( ) José Bonifácio de Andrada e Silva foi membro da junta de Governo da Província de São Paulo e Ministro na regência de D. Pedro I.
e) ( ) Com a volta de D. João Vi para Portugal a Corte Portuguesa abriu mão pacificamente da colônia brasileira em favor de José Bonifácio.



06) Cite dois fatores que impulsionaram o cultivo do café no Brasil na expansão cafeeira.


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





















Nenhum comentário:

Postar um comentário