domingo, 13 de novembro de 2011

 O segundo reinado 



Turma: 7ª C

Carga horária: 50 minutos


Ministrante:   Jéssica Monique Santos Assunção
Duração: 50 minutos
Conteúdo:

- A insatisfação com  o Regente;
- O golpe da maioridade;
- Liberais e Conservadores;
- Revolução Praieira;

Habilidades:
- Conhecer a instabilidade política que se encontrava o país, discutir os motivos que levaram na implantação do Golpe da Maioridade e compreender os conflitos entre Liberais e Conservadores.  
Competências:
- Exercitar a docência através de um planejamento prévio, utilização de recursos didáticos, e das fontes existentes sobre o assunto, buscando em sites da internet e de outros livros didáticos. 
Metodologia:

Texto de apoio

O golpe da maioridade

 


     A Insatisfação com o Regente – depois do conturbado Período Regencial, o Brasil encontrava-se sob uma unidade política e territorial instável. O regente Diogo Antonio Feijó não agradava nem liberais nem conservadores. Como o país encontrava-se desgovernado, eclodiam em todo o Brasil Revoltas Regionais.
     O Golpe da Maioridade – com o intuito de restabelecer a unidade política e territorial do país, liberais e conservadores finalmente se entenderam. Sob o comando dos Deputados Liberais foi articulada uma manobra política O Golpe da Maioridade. Segundo a Constituição de 1824, Pedro de Alcântara só poderia assumir o trono aos 18 anos, porém liderados por Antônio Carlos de Andrade e Silva, foi proposto ao jovem então com 14 anos a maioridade, o jovem concordou e no dia 23 de julho de 1840 tornou-se legalmente D. Pedro II, o Imperador do Brasil.
     Liberais e Conservadores – durante o Segundo Reinado (1841-1889) o Partido Liberal e o Partido Conservador se revezavam no poder. Como o Golpe da Maioridade foi articulado pelos liberais, D. Pedro II lhes deu o primeiro Ministério, o que desagradou os conservadores. A disputa intensificou-se em 1840 por função das eleições essas ficou conhecida como eleições do catete, onde os liberais usaram de violência, distribuindo cacetadas nos opositores e indecisos. Porém o imperador destituiu a Assembléia e cedeu as pressões dos conservadores.
    Revolução Praieira (1848-1850) – já em Pernambuco, a disputa era entre conservadores e os praieiros. O Partido da Praia era contrario ao Partido Liberal. Em 1845 os praieiros chegaram ao poder na província. Porém em 1848 o imperador afastou Chichorro da Gama, atual presidente da província, membro do Partido da Praia. Com a interferência do imperador, a política em Pernambuco tornou-se tensa. O estopim para o confronto armado foi a nomeação do político Herculano Ferreira Pena, conservador mineiro para presidente da província de Pernambuco. Em 1849 os praieiros sofreram as primeiras derrotas. E em 1850 os últimos líderes do Movimento Praieiro se renderam.
 
Atividade:

1) Pesquise sobre as imagens do segundo reinado e construa um cartaz com o uso de cartolina 
Bibliografia:
COTRIM, Gilberto – História e Consciência do Brasil, 7ª série, 1ª edição, 1991, editora saraiva.
REIS, Anderson Roberti dos; MOLOOKA, Débora Yumi – Para viver junto: História 8º ano: ensino fundamental, 1ª edição. Ver. São Paulo, edições SM, 2009 – Para Viver Juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário